Uma rede de especialistas em campanhas eleitorais de mulheres

A Escola de Candidatas é uma plataforma de ensino à distância que oferece às mulheres candidatas e àqueles que as ajudarão nas suas campanhas cursos e processos de instrução que permitam ampliar a performance de suas campanhas eleitorais. Por isso, os cursos seguem uma trilha de ensino voltada a tornar a candidata e suas estratégias de campanha mais competitivas. 

Nossa plataforma é mantida e gerida pela Aliá Consultoria Política para Mulheres, empresa líder na formação de candidatas e suas equipes em todo o Brasil, com atuação nos 26 estados e no Distrito Federal, que apenas em 2019 formou mais de 3 mil pré-candidatas.



Mas no que os cursos da Escola de Candidatas se diferem dos cursos que existem por aí?

Pela Internet você vai encontrar alguns cursos pagos e outros gratuitos. Os cursos gratuitos são normalmente disponibilizados por organizações sem fins lucrativos e pelos partidos políticos e focam em aspectos introdutórios e em formação político-ideológica. Normalmente tratam apenas de alguns aspectos que envolvem uma campanha eleitoral.

Na Escola de Candidatas, os cursos são preparados para proporcionar uma compreensão do começo, meio e fim de uma campanha, com orientações individualizadas e a disponibilização de modelos de materiais para serem usados no do dia a dia. Nosso objetivo é aumentar a performance e dar segurança às campanhas de mulheres.

Em qualquer dos nossos cursos, a/o estudante conta com conteúdos atualizados e de qualidade, desenvolvido e validado por especialistas em diferentes áreas. Além disso, quem se matricula em nossos cursos passa a fazer parte de uma rede exclusiva de compartilhamento de informações diretamente atualizadas por nossa equipe que atua junto ao Congresso Nacional e ao Tribunal Superior Eleitoral. 

Sabemos que cada pessoa é diferente e cada uma aprende no seu ritmo. Por isso, implementamos um processo de tutoria em todos os nossos cursos, permitindo o acompanhamento pessoal de cada candidata para sanar as dúvidas de acordo com cada localidade.



Campanha eleitoral de mulher é diferente de campanha eleitoral de homem?

Assista a esse webinar gratuitamente

Tem gente que diz por aí que as campanhas eleitorais são todas iguais. Por isso, convidamos especialistas em eleições para debater se a campanha de uma candidata mulher é igual ou diferente da campanha de um candidato homem e no que consistem as possíveis diferenças.

Quer nos conhecer melhor?

Comparativo

Buscamos informações sobre cursos gratuitos e pagos na Internet com propostas semelhantes e fizemos um comparativo para avaliar no que os cursos da Escola de Candidatas diferem-se dos demais. Confira: 

Cursos da Escola de Candidatas

Curso Gratuito – Exemplo 1

Curso Pago – Exemplo 2

Qualificação das Professoras/es e Instrutoras/es

Devem possuir formação acadêmica na área do curso, com o mínimo de 8 anos de experiência em campanhas eleitorais ou em atividades práticas relacionadas.

Deve possuir experiência na área do curso

Deve possuir experiência na área do curso

Método de Ensino

Os cursos são integrados por vídeo-aulas dinâmicas, evitando que a estudante canse o olhar para a tela, seguidas de textos em linguagem simples e uso de imagens e infográficos. É feito acompanhamento da progressão individual.

São disponibilizadas video-aulas de em média 5 minutos sobre temas diversos, sem avaliação da progressão da estudante.

Os cursos são integrados por video-aulas de mais de 15 minutos e são disponibilizados textos em pdf para leitura.

Disponibilização de Materiais para uso na campanha

Em todos os cursos são disponibilizados materiais para serem baixados e utilizados na campanha. Veja aqui a lista de materiais disponíveis e o curso correlacionado

São disponibilizados materiais facilmente encontrados na Internet

Não há

Acompanhamento da estudante

Em todos os cursos há uma tutora para acompanhar seu andamento e tirar as suas dúvidas individuais sobre o conteúdo do curso.

Não há

Não há

Certificação

A estudante que completar satisfatoriamente o curso receberá certificado, com a grade curricular e a carga horária.

Não há

Há emissão de certificado

Atualização dos conteúdos de acordo com a Legislação Eleitoral

Caso ocorra uma mudança na legislação ou na jurisprudência, realizamos a atualização imediata do conteúdo do curso e todas as estudantes recebem um e-mail com tais mudanças, para que fiquem antenadas com o que acontece na Justiça Eleitoral.

Não há informação sobre o processo de atualização.

Não há informação sobre o processo de atualização.

Ainda está com dúvidas? Veja algumas perguntas e respostas ou fale conosco pelo chat ao lado.

Como as professoras/es são selecionadas/os?

As professoras e professores que elaboram os conteúdos e que ministram os cursos são selecionados(as) de acordo com sua trajetória acadêmica e sua experiência no planejamento ou execução de campanhas eleitorais de diferentes segmentos e para diferentes esferas.

Quanto tempo tenho para fazer o curso?

Você tem 60 dias para concluir os cursos em que estiver matriculado, contando a partir da data de liberação do seu acesso. No entanto, você será cadastrada nos grupos de transmissão de informações exclusivas no Facebook e no Whatsapp, passando a receber novidades sobre as eleições em primeira mão.

Quais as formas de pagamento?

Os cursos podem ser pagos à vista no boleto bancário ou no cartão de crédito. Também podem ser pagos com parcelamento sem juros no cartão de crédito. O pagamento em boleto bancário exige a baixa bancária para liberação do acesso ao curso. 

É feita emissão de nota fiscal?

Sim. Após realizado o pagamento da matrícula você receberá em até 10 dias, no seu e-mail cadastrado, a nota fiscal da prestação dos serviços com a descrição do curso e o valor pago.  

Como faço para ter um acompanhamento personalizado da minha campanha?

Trabalhamos com três níveis de formação de acordo com o nível de individualização: cursos online; treinamentos e workshops e mentoria. Os cursos online são padronizados e seu acompanhamento se dará por meio de nossas tutoras, com quem poderá tirar dúvidas relacionadas ao conteúdo do curso. Nos treinamentos e workshops as turmas são menores e ocorre a avaliação da sua performance individual. Por fim, no programa de mentoria, você passa a ter o acompanhamento de uma mentora por até 12 sessões, ou seja, uma especialista acompanhando o planejamento e a organização da sua campanha, dando dicas e orientações para tornar sua campanha mais competitiva e mais segura.

É possível conseguir desconto no valor da matrícula?

Você pode conseguir desconto caso tenha tido acesso a um código adquirido diretamente com seu partido político, para aqueles partidos com os quais a Escola de Candidatas mantém parceria. Além disso, disponibilizamos desconto de 10% para grupos de no mínimo 5 estudantes (que podem ser a candidata e sua equipe) ou candidatas diferentes. Para isso, entre em contato conosco pelo e-mail faleconosco@escoladecandidatas.com.br

Quais os requisitos mínimos para que eu possa fazer o curso?

Você precisará de um dispositivo (smartphone, tablet ou computador) e acesso à Internet. 

Eu gostaria de tirar mais dúvidas sobre um curso. Como faço?

Entre em conosco conosco pelo ícone do Whatsapp na página ou pelo e-mail faleconosco@escoladecandidatas.com.br

Quem ajuda a acontecer

Conheça a equipe que gerencia a rede de especialistas que desenvolve nossos programas de formação online

Danielle Gruneich

Head de Formação

Advogada, Consultora Eleitoral, e Especialista em Direitos Humanos e Movimentos Sociais, acompanha e analisa a tramitação de projetos relacionados à mulher no Congresso Nacional.

Iara Cordeiro

Head de Relacionamento

Administradora, Especialista em Políticas Públicas, Justiça e Autonomia das Mulheres na América Latina e Caribe. Atua desde 2009 na organização de campanhas eleitorais no Brasil.

Gerson Scheidweiler

Head de Marketing

Publicitário, mestre em Comunicação, desenvolve pesquisas sobre campanhas eleitorais de mulheres na Câmara dos Deputados e no programa de doutorado da Universidade de Brasília (FAC/UnB).

Open chat
Precisa de ajuda?